Wednesday, May 12, 2010

Criancas perdidas.


O negocio e o seguinte: A sociedade trapaceia essas criancas nascendo nas favelas, no suburbio, na miseria. Antes achava que isso era problema do "Terceiro Mundo" que chamam o Brasil. Pois bem, ca estou em Boston, Nordeste dos Estados Unidos, Harvard, MIT e todas as outras Ivy Leagues Universidades, o negocio aqui eh trend, tech e sofisticado. Mas entao aqui mesmo, nasceu Tom. A mae do Tom ta desempregada, usa drogas, o pai bate na mulher e nos outros dois irmaos de Tom, alem disso esta sempre entrando e saindo da prisao. O pequeno Tom ainda nao sabe que ele ja nasceu perdendo, ja nasceu sem familia, abaixo do peso, sem receber a alimentacao necessaria. Ai o Tom vai ter 3 anos de idade e ja vai demonstrar um deficit medido em 300.000 palavras que ele sabe a menos que qualquer outra crianca de 3 anos que nasceu em uma familia de classe media. Na escola ele mostrara deficiencias, entao os "otimos professores" com salarios "otimos" vao rotular Tom como retardatario, dizer que ele precisa de ajuda, mas ninguem tem tempo pra isso. Provavelmente Tom vai se sentir oprimido pela sua situacao, a vai mostrar os famosos comportamentos desafiantes, o inevitavel acontece: Tom eh um garoto problema. Tom aceita o titulo, garotos problemas causam confusao, ganham atencao, sao alguma coisa, e o termo "ser" eh pouco empregado em sua vida. E dai ate chegar a ser preso, usar drogas e se envolver com o crime e apenas uma questao de anos. Aleas dia desses no trabalho conversando com uma colega, ela me diz que a menina que ela mentora mora num bairro onde na porta da frente tem gente vendendo droga, gente que nao mora la, e na porta de tras tem neguinho jogando armas pelas janela pra policia nao apreender? E eh assim que a nossa aluna do programa vai pra casa todos os dias! Pode?

Mas entao o nosso Tom ja nasceu com destino marcado, a linha da vida dele ja mostrava o fim quando ele saiu da maternidade. E o governo,e a sociedade? Votou pela construcao de mais cadeias, por que os 40 mil dolares gastos por ano com um presidiario faz mais sentido do que os 18 mil dolares por ano que se gastariam para dar uma educacao decente pro Tom, pra ajudar o menino ter o apoio e atencao que ele nao teve em casa.

Faz sentido dai chingar o Tom, e separa-lo dos bons, porque o Tom minha gente nao tem escrupulos nem sentimentos! Quantos meninos e meninas nao tem esse destino? Ate quando a sociedade vai fingir que nao os ve? Ate quando essas criancas vao ser trapaciadas e continuar no ciclo da pobreza e crime enquanto os ricos ficam cada vez mais ricos?



[Se eu pudesse eu nao seria um problema social, por um menino de rua. Seu Jorge]

No comments:

Post a Comment